Ponte da Integração será inaugurada em 12 de dezembro
- RiqBiel
- 19 de nov. de 2022
- 3 min de leitura

A Ponte da Integração Paraguai-Brasil, obra financiada por Itaipu no valor de US$ 84 milhões, será inaugurada no dia 12 de dezembro pelos presidentes Mario Abdo Benítez e Jair Bolsonaro.
A informação foi confirmada esta sexta-feira pelo presidente paraguaio durante a coletiva de imprensa que concedeu no distrito de Capitán Miranda, departamento de Itapúa, onde está a trabalhar um dia.
Na ocasião, Mario Abdo Benítez relatou as ações realizadas desde sua chegada ao Palácio de López, em 15 de agosto de 2018, em todo o país.
Referindo-se a projetos de grande porte, ele confirmou que na próxima segunda-feira, 12 de dezembro, com a presença de seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, será inaugurada a ponte sobre o rio Paraná iniciada em 2019 que unirá Presidente Franco e Foz do Iguaçu.
Trata-se de uma infraestrutura estaiada mista (betão e metal) com 760 metros de comprimento, com pilares principais de 180 metros de altura e um vão central (espaço entre os dois pilares por onde passa o canal de navegação do rio) de 470 metros metros de largura e mais de 60 metros de altura em cheias máximas de água.
O presidente comemorou que, após 57 anos, Itaipu possibilita a construção de uma segunda ponte internacional com o Brasil, que, por sua facilidade estratégica de fronteira, trará dinamismo econômico, criando um novo polo de desenvolvimento regional.
Ele destacou obras emblemáticas promovidas durante seu Governo
Em outra parte do discurso, o presidente destacou que a Entidade Binacional de Yacyretá (EBY) tem feito investimentos significativos em Itapuá.
Nesse despacho, falou de um grande esforço feito nesta altura para reduzir o fosso de necessidades a nível do país, em diferentes áreas, principalmente no interior. “Queremos com isso demonstrar que a burocracia pública pode ser gerida de forma mais rápida e eficiente. Demos um salto importante apesar das dificuldades decorrentes da pandemia”, afirmou.
O presidente enfatizou o setor de saúde, especialmente em relação ao fortalecimento da saúde preventiva, por meio das Unidades de Saúde da Família (USF) que andam de mãos dadas com hospitais de grande porte, como a construção do Grande Hospital de Sur e Coronel Oviedo, bem como como outras três que estão no período de planejamento.
Relativamente à zona rodoviária, frisou que o seu Governo marcou um marco no número de trechos pavimentados. “Se continuar essa gestão nessa velocidade nos próximos anos, o Paraguai será outro país nos próximos 10 anos”, destacou.
Na área económica, sustentou que apesar dos tempos difíceis que viveu com a chegada do coronavírus, soube avançar e recuperar a sua economia, graças a uma série de medidas e sobretudo, ao esforço conjunto com o setor privado.
“Temos o maior investimento estrangeiro no Paraguai em uma pandemia. Também fizemos o maior investimento da história da ANDE”, expressou.
Ele também aproveitou para listar outras obras como as realizadas em Itapúa, Caaguazú e outras regiões como o Chaco, que, segundo ele, vão mudar o ritmo de desenvolvimento do país.
“Ainda temos necessidades em muitas áreas, nos setores de saúde, educação e rodovias, por isso cada governo deve reduzir essa lacuna o mais rápido possível e é isso que queremos fazer com os números que mostramos. Fazer mais, em menos tempo para que os cidadãos comecem a sentir os benefícios de viver em democracia”, expressou.
Admitiu que todos os inconvenientes não vão conseguir resolver todos os problemas, daí a necessidade de dar continuidade às políticas públicas, acrescentou.
Por outro lado, Mario Abdo Benítez assegurou que um dos seus principais desafios tem sido o combate frontal ao crime organizado e sobretudo, que os bens deste flagelo sejam colocados à disposição do Estado.
“Em nosso governo caíram pela primeira vez pesos pesados ??do crime organizado, estamos no processo de fazer com que esses ativos cheguem à sociedade”, acrescentou, confirmando que seguirão trabalhando para melhorar a qualidade de vida de todos os paraguaios.
Fonte: IP



Comentários