Paraná registra geada, recordes de frio e temperaturas perto de 0ºC; veja previsão para o fim de semana
- resistencia horas
- 11 de jun.
- 2 min de leitura
Nesta quarta (11), algumas estações do Simepar atingiram a menor temperatura de 2025 até o momento

O Paraná amanheceu nesta quarta-feira (11) com temperaturas entre 0°C e 13°C, ainda sob a presença de uma massa de ar polar. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o frio segue intenso na quinta-feira (12), mas, com a aproximação de uma nova frente fria no fim de semana, o tempo fica chuvoso entre sábado (14) e domingo (15), e as temperaturas voltam a subir. A previsão é de que as temperaturas fiquem perto de 10°C em boa parte do Estado pelo menos até sexta-feira.
Na terça-feira (10), as menores temperaturas foram em Palotina (4,0°C) e Palmas (4,7°C). Nesta quarta (11), algumas estações do Simepar atingiram a menor temperatura de 2025 até o momento: Palmas (Centro) registrou 0,2°C (segunda temperatura mais baixa do ano até aqui no Paraná), Irati teve 2,7°C, Francisco Beltrão 1,7°C e Lapa 2,7°C. A temperatura mais baixa registrada até aqui no ano foi na estação do distrito de Horizonte, em Palmas, no dia 30 de maio: -0,3°C. Na divisa com Santa Catarina algumas cidades tiveram geada. As chances de geada no resto do Estado na quarta-feira foram reduzidas pela presença de nevoeiro.
Sem previsão de chuva e com temperaturas ainda abaixo de 5°C nesta quinta-feira (12), nas regiões com menos vento e menor cobertura de nuvens, há previsão de geada fraca a moderada. A ocorrência está prevista para áreas do Centro-Sul, Sudoeste, Sudeste e Campos Gerais.
As informações são do Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar desde 1995. O serviço alerta os agricultores e a população em geral, com antecedência de 24 e 48 horas, sobre a ocorrência de geadas no Paraná. O mapa do Alerta Geada fica na página inicial do site do Simepar.
Chuva
A frente fria é a transição entre uma massa de ar frio e outra de ar quente. A massa de ar frio e seco empurra a massa de ar mais aquecida e na área de transição entre elas ocorrem, muitas vezes, precipitações.
Entretanto, a aproximação de uma frente fria não necessariamente significa que vai fazer mais frio. Neste fim de semana, há previsão de chuva em praticamente todas as regiões do Paraná, principalmente no domingo (15), e as temperaturas devem voltar a subir.



Comentários