top of page

Itaipu e AMP promovem formatura de 600 servidores públicos em Cascavel (PR)

  • Foto do escritor: RiqBiel
    RiqBiel
  • 3 de mar.
  • 2 min de leitura

Programa de Capacitação da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) contribui com o processo de capacitação e formação de profissionais das prefeituras

Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

A terapeuta Marciana Olimpo Lazarotto, funcionária concursada da Prefeitura de Cascavel, trabalha há mais de 20 anos em sala de aula. Essa experiência a tornou interessada em compreender mais a respeito do autismo. “Seria uma oportunidade de “poder atender ainda melhor as famílias e os pacientes autistas”, afirma a profissional, que integra o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop).


Porém, a possibilidade fazer uma pós-graduação no tema era remota, devido ao custo elevado para o município. Focando em profissionais como Marciana, sempre em busca de aprimoramento, e na possibilidade de oferecer um atendimento ainda melhor aos paranaenses, a Itaipu Binacional, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e 19 associações regionais criaram o Programa de Capacitação AMP Itaipu 4.0, que tem como objetivo contribuir com o processo de capacitação e formação de profissionais de carreira das prefeituras municipais do Paraná.


Nesta quinta-feira (27), em Cascavel (PR), foi celebrada a formatura de 600 servidores públicos que participaram do projeto. Mas eles foram apenas alguns dos muitos beneficiados; no total, foram disponibilizadas 18.000 vagas nos 399 municípios do Estado, distribuídas em quatro diferentes cursos de qualificação em áreas consideradas estratégicas, com os temas: Autismo; Alfabetização e Letramento; Gestão do Esporte e do Lazer e Licitações e Contratos.


O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou a importância da qualificação direcionada aos servidores públicos municipais para ofertar um serviço de alta qualidade à população. "Nós não vamos ter um país mais democrático, sem miséria e sem fome, se não houver conhecimento. Não haverá avanço se não tivermos um serviço público de qualidade”.


Segundo o presidente da AMP e secretário-geral da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Edimar Santos, os servidores públicos, especialmente nos pequenos e médios municípios, não teriam condições de realizar uma pós-graduação, devido a limitações orçamentárias.


“No entanto, graças à Itaipu e à parceria com a AMP, foi possível oferecer essa oportunidade, que beneficia significativamente a população, pois são os servidores que atendem na educação, realizam licitações e promovem compras, o que impacta diretamente nos recursos que o município recebe", explicou.

Assistente administrativa na prefeitura de Guaraniaçu, Juliane Treviso escolheu a pós-graduação em Gestão do Esporte e Lazer. Ela acredita que a capacitação poderá contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável e justa.


"Com minhas atribuições, posso aprimorar meu trabalho e melhorar a gestão do esporte e lazer no meu município, trazendo mais saúde para a população e impactando positivamente toda a sociedade local".

Marciana Lazzarotto ainda elogiou o curso por oferecer aulas presenciais e um formato híbrido, o que facilitou a participação de profissionais que não podiam estar presentes fisicamente, permitindo-lhes acompanhar as atividades on-line.


Fonte: Assessoria

Comments


bottom of page