top of page

Educação de Foz fortalece ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena

  • Foto do escritor: RiqBiel
    RiqBiel
  • 18 de mar.
  • 2 min de leitura

Secretaria Municipal de Educação está alinhando ações à Política Nacional de Equidade, Educação Para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ)

A Secretaria Municipal de Educação vai fortalecer o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Uma das ações previstas é a participação da rede municipal no curso de extensão em docência e gestão para a educação das relações étnico-raciais e quilombolas.


A formação é ofertada pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), na modalidade Educação a Distância, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Universidade Aberta do Brasil (UAB). Devem participar servidores da rede municipal de ensino.


A estratégia foi discutida em alinhamento entre a Secretaria Municipal de Educação com as agentes de governança regional da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), do Ministério da Educação, Rosane de Fronza e Andrea Silva, e o agente de governança local, Elson Matias.


Junto com o Núcleo Regional de Educação, foram discutidas ações para intensificar o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e as Leis 10639/2003 e 11645/2008.


Participaram dos encontros a diretora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, professora Aline Bandeira, e o coordenador estadual da PNEERQ-PR e membro da equipe de educação para as relações étnico-raciais da Secretaria Estadual de Educação, Galindo Ramos.


Sobre a PNEERQ


A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) tem o objetivo de implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola, no âmbito das secretarias municipais e estaduais.


Os agentes de governança regionais e local de Foz do Iguaçu, indicados pela UNDIME e pelo CONSED, atuarão de forma articulada nos nove municípios abrangidos pelo Núcleo Regional de Foz do Iguaçu-PR.


Fonte: PMFI

Comments


bottom of page