top of page

Curi homenageia médico do Paraná que é referência em saúde ocular

  • Foto do escritor: RiqBiel
    RiqBiel
  • 7 de mai.
  • 2 min de leitura

Um projeto de lei que concede o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao médico oftalmologista Artur José Schmitt foi aprovado na sessão desta terça-feira (6) da Assembleia Legislativa. De autoria do presidente da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), a iniciativa destaca a atuação do profissional no fortalecimento de políticas públicas de saúde ocular e no atendimento humanizado a milhares de pacientes.


Na justificativa, Curi informa que Schmitt construiu uma trajetória profissional sólida, “marcada pela excelência acadêmica, pela dedicação à ciência e pela relevante contribuição à saúde no Estado do Paraná”. O médico é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com residência em Oftalmologia pela mesma instituição.

Schmitt ampliou sua formação com especializações e estágios em centros de referência nos Estados Unidos, como o Wilmer Eye Institute da Johns Hopkins University e o Bascom Palmer Eye Institute da Universidade de Miami, consolidando um notável percurso de qualificação técnica. Ele também é Doutor em Clínica Cirúrgica pela UFPR.


Além da atividade médica, o homenageado exerceu a docência e se dedicou à pesquisa científica. Seus artigos foram publicados em diversos periódicos especializados em Oftalmologia, de circulação nacional e internacional. Curi salienta ainda que Schmitt é uma referência nas áreas de cirurgia de catarata, córnea e cirurgia refrativa, e formou dezenas de profissionais por meio do Programa de Fellowship, que coordena no Hospital Barigui, em Curitiba, onde também atua como médico assistente.


Orlando Antoniolli – Em outro projeto, apresentado em conjunto com os deputados Maria Victória (PP) e Evandro Araújo (PSD), Alexandre Curi propôs a denominação de Orlando Antoniolli para o viaduto localizado no cruzamento da Avenida Brasil com a BR-376, no município de Sarandi.


Pioneiro da cidade, Antoniolli nasceu em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, e faleceu precocemente aos 53 anos, vítima de um acidente de trânsito. “Antoniolli deixou um legado de intensa contribuição para a sociedade local, participando de ações sociais e do desenvolvimento de Sarandi. Essa também é uma homenagem à família, que deu continuidade às suas atividades”, destacou o deputado Alexandre Curi.

Comments


bottom of page