Secretaria da Saúde recebe equipe técnica da Prefeitura de Mossoró para troca de experiências
- RiqBiel
- 9 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Intuito é conhecer o trabalho desenvolvido pelas diversas diretorias e adotar estratégias utilizadas no município que contribuam com a qualidade de vida da população

Uma equipe técnica da Secretaria de Saúde de Mossoró, no Rio Grande do Norte, está em Foz do Iguaçu para conhecer os serviços da saúde e trocar experiências com os profissionais que atuam nas diversas diretorias da pasta.
Na manhã desta quarta-feira (09) eles foram recebidos pelo prefeito Chico Brasileiro e a secretária da saúde, Rosa Maria Jerônymo, na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda. Também participaram deste primeiro encontro os gestores da Vigilância Epidemiológica, do Programa Municipal de Imunização (PMI), da Rede CIEVS (Central Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Fronteira), Atenção Primária à Saúde, representante da OPAS (Organização Pan-americana da Saúde) e residentes em Saúde Coletiva da Unila (Universidade Federal da Integração Latino Americana).
“Visitas como essa são extremamente importantes para conhecer a realidade de outros municípios, trocar informações e experiências. O que um gestor quer é exatamente isso, conhecer modelos de atendimento e programas que deram certo e adotar estratégias que contribuam com a qualidade de vida da população”, disse Chico Brasileiro.
Conforme explicou a secretária de saúde de Mossoró, Morgana Dantas, as realidades dos dois municípios são muito semelhantes. “A expectativa de fazer essa visita era muito grande. Somos um município com quase 300 mil habitantes e uma realidade bastante parecida com a de Foz do Iguaçu, porque apesar de não sermos uma fronteira, atendemos moradores de 64 cidades vizinhas a nossa”, contou. “Estamos, por exemplo, iniciando a implantação do CIEVS em Mossoró, precisamos reestruturar o nosso CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e habilitar o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação). Temos grandes desafios a serem superados e queremos saber como Foz tem se desenvolvido”, disse.
O diretor executivo da Secretaria de Saúde de Mossoró, Richardeson Fagner de Oliveira, fez uma rápida apresentação da estrutura do município, citou os avanços na pasta, como o atendimento nas 48 unidades de saúde e a cobertura do Programa Saúde da Família, que atinge 70% da população.
A secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo, esclareceu as principais dúvidas da equipe, como, por exemplo, o sistema RP Saúde; a distribuição de medicamentos; o orçamento do município e as parcerias (convênios); a descentralização do Cartão SUS – que hoje pode ser feito em qualquer unidade de saúde; a interlocução com o Ministério Público, entre outros assuntos.
“Somos uma cidade com 265 mil habitantes e uma faixa de fronteira com mais de 90 mil pessoas que utilizam os serviços em Foz. Todos os estrangeiros, especialmente os paraguaios, são atendidos aqui. Os desafios são muitos, mas seguimos sendo modelo para diversos programas e ações”, afirmou Rosa.
Roteiro
A equipe de Mossoró seguirá no dia de hoje em reunião na Vigilância para conhecer programas desenvolvidos no município. Amanhã (10) eles fazem uma visita técnica a Central de Marcação de Exames e Consultas, na sede da Secretaria da Saúde; em seguida visitam a UBS do Jardim São Roque, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV).



Comentários