top of page

Renault inicia produção de novo SUV no Paraná

  • Foto do escritor: Enrique Ferreira
    Enrique Ferreira
  • 8 de out.
  • 2 min de leitura
ree

Revelado mundialmente em julho passado, em São Paulo, a Renault iniciou nesta semana a produção do Boreal no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A fábrica do Paraná é a primeira do mundo a produzir esse imponente e tecnológico SUV do segmento C.


Após os modelos Kardian, Duster e Grand Koleos, o Renault Boreal é um pilar central do Renault Brand International Game Plan 2024-2027. A planta vai produzir o veículo para 17 países latino-americanos. O lançamento do Boreal acontece ainda em 2025 no Brasil, seguido pelo restante da América Latina, Turquia e outros mercados, a partir de 2026.


“O Boreal é o SUV high-tech da Renault e a tecnologia não está somente no veículo. Para desenvolver e industrializar o Boreal no Brasil nós investimos R$ 2 bilhões no país, como parte do ciclo de 5,1 bilhões de reais de 2021 a 2025”, explica Ariel Montenegro, presidente e diretor geral da Renault do Brasil.


Thierry Charvet, vice-presidente Indústria, Qualidade e Supply Chain do Renault Group, Mendi Ammad, vice-presidente industrial da Renault para a América Latina, e Ariel Montenegro, presidente e diretor-geral da Renault do Brasil, estiveram presentes na linha de produção para marcar oficialmente o início da fabricação do Boreal.

 

O Complexo Ayrton Senna é a única fábrica de automóveis da América Latina a ser reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em ações envolvendo a indústria 4.0.

 

“No Complexo Ayrton Senna aplicamos as mais avançadas tecnologias no processo industrial, como inteligência artificial, máquinas e postos de trabalho conectados, gêmeo digital, impressão 3D e AGVs, os veículos guiados automaticamente, dentre outras soluções”, afirma Mendi Ammad, vice-presidente industrial da Renault para a América Latina.

 

A Renault também é referência em meio ambiente, sendo a primeira fabricante a ser autoprodutora de 100% da energia elétrica utilizada de origem fotovoltaica, limpa e renovável. O Complexo Ayrton Senna é Aterro Zero desde 2016 e possui 40% de sua área de mata atlântica preservada.

Comentários


bottom of page