top of page

Proprietário de terreno anexo ao Bosque dos Macacos invadiu mil m² a mais de área

  • Foto do escritor: RiqBiel
    RiqBiel
  • 5 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

O Instituto Água e Terra (IAT) aplicou duas multas no proprietário do terreno anexa ao Bosque dos Macacos, no Jardim Ipê, por invadir parte da área de preservação e outro espaço pertencente ao município de Foz do Iguaçu.


As multas foram por corte de árvores além do autorizado e não atendimento a condicionantes estabelecidas na licença. Somados os valores chegam a R$ 47 mil.


Segundo o IAT, a empresa avançou em uma área de cerca de mil m², além da propriedade particular. “Essa área a mais que foi mexida não era totalmente com mata, mas a máquina ‘sapateou’ por cima, que uma ‘partezinha’ desses mil metros² é pertencente ao Bosque dos Macacos, mas a grande maioria pertence a uma rua projetada e que ainda não foi aberta pelo município”, explicou Carlos Piton, chefe regional do IAT.


A obra foi embargada, a autorização suspensa e a madeira apreendida. “Caso eles entrem com recurso, que é o que normalmente acontece, esse recurso será analisado por equipe técnica em conjunto com o município e em especial a equipe jurídica do IAT, que tem a palavra final sempre’, disse Piton.


O IAT está investigando se a máquina utilizada é do proprietário da área particular ou de uma empresa contratada. “A gente está entendendo que a empresa dona da máquina também tem uma certa culpabilidade, que não obedeceu as divisas do terreno para fazer algum tipo de movimentação de solo ou até arranque de árvores”.

Comentarios


bottom of page