top of page

Prefeitura se reúne com guias de turismo para falar sobre lei que garante a presença em excursões

  • Foto do escritor: RiqBiel
    RiqBiel
  • 20 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Reunião com representantes da classe e Câmara de Vereadores foi realizada nesta quinta-feira (19) e tratou sobre importantes pontos da lei.

Nesta quinta-feira (19), servidores da Prefeitura de Foz do Iguaçu se reuniram com membros da Liga Independente de Guias (Liguia) e Aguitur-Foz para o detalhamento da nova lei que regulamentou as atividades da categoria na cidade. O encontro também contou com a presença da vereadora Anice Gazzaoui. A reunião foi importante para sanar dúvidas dos profissionais a respeito do funcionamento da lei que tornou obrigatória a contratação de guias locais para o acompanhamento de turistas em pontos turísticos da cidade.


Entre os temas debatidos, estava a fiscalização da aplicação da lei. O trabalho terá participação da Secretaria da Fazenda, para que as agências cumpram a determinação municipal. A Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos está responsável pela comunicação com os órgãos.


“O turismo de nossa cidade sempre foi representado pelos guias de turismo, mas muitas empresas que organizam viagens terrestres ignoram a importância do trabalho que realizamos e torna a estadia do turista ainda mais completa. A lei surge em um momento essencial, para reconhecer como somos importantes”, disse Carlos Alberto Silva, presidente da Liguia.


De acordo com o secretário da Transparência e Governança, Leandro Ricardino Correa, já está agendado um novo encontro para a próxima semana para definir as diretrizes da divulgação e da aplicação da lei.


Valorização dos guias


A Lei Ordinária n° 5.155 foi regulamentada no fim de 2022 pelo prefeito Chico Brasileiro e promoveu uma mudança significativa na valorização dos quase mil profissionais que atuam na cidade.


A regulamentação da profissão segue a determinação federal, do Ministério do Turismo. A revisão e a formulação da lei passaram pela Câmara de Vereadores.


De acordo com o texto, a empresa de turismo organizadora da viagem deverá, em visita aos atrativos turísticos do Município, providenciar um guia de turismo regional, habilitado no Estado do Paraná, independentemente da existência de Guia de Turismo de excursão nacional ou internacional.


Como destaca o projeto, as entidades de turismo da cidade deverão disponibilizar o canal de atendimento, orientação e disponibilização da relação de profissionais regularizados junto ao Ministério do Turismo.


Fonte: PMFI

Comments


bottom of page