top of page

Pequena análise das eleições 2022 em Foz do Iguaçu

  • Foto do escritor: RiqBiel
    RiqBiel
  • 8 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Quem venceu essa eleição?

Muita gente tem nos perguntado, então, afinal quem foi o grande vencedor dessa eleição em Foz?


Vamos começar falando dos mais votados na cidade. Em primeiro lugar temos Rosa Maria, esposa do atual prefeito, com 19.025 votos seguida pelo deputado estadual, derrotado, Soldado Fruet com 13.667 votos e em terceiro colocado temos Matheus Vermelho, filho do deputado federal Vermelho, que foi eleito com 10.884 votos na cidade.


Nessa lista temos três grandes grupos políticos da cidade que pleiteiam concorrer a prefeitura em 2024. Outros nomes como Sidney Prestes e Franscico Sampaio enterraram suas vidas politicas por não conseguirem alcançar um grande número de votos.


Os Vermelhos

Pai e filho conseguiram garantir suas cadeiras na Câmara Federal e Assembleia Estadual, respectivamente. Mas quando falamos sobre vitória em Foz do Iguaçu, não vemos um grande poder politico.


Explico: mesmo conquistando sua cadeira como deputado federal, Vermelho pai, reduziu sua votação na cidade em quase 1.500 votos. Enquanto isso Matheus Vermelho consegue alcançar pouco mais de 5% do Eleitorado Iguaçuense, mostrando pouca viabilidade para a prefeitura em 2024.


Chico Brasileiro

O grupo do atual prefeito vem de vitórias desde 2014, quando foi eleito o deputado estadual mais votado da história de Foz. Mas também sai enfraquecido, com a tentativa arriscada de emplacar o nome da esposa, Rosa Maria, Chico sai menor do que entrou.


Alguns dizem que o grande problema foi a escolha do nome e que Chico Brasileiro podia ter eleito com mais facilidade outro nome de seu grupo, como Ney Patrício ou Samis da Silva e, com isso, ter diminuindo os riscos de perda pessoal (uma vez que Rosa é sua esposa).


Soldado Fruet

Fruet vem de uma série de derrotas, desde que iniciou seu mandato de Deputado Estadual em 2019 rachou com o governador, Ratinho Junior, em 2020 tentou emplacar a mulher, Tatiana Fruet, como prefeita do município. Tatiana teve pouco mais de 7 mil votos e ficou em 5 lugar na disputa.


Agora vemos o deputado derrotado alcançando metade dos votos que tinha feito em 2018. O que resta ao Soltado é tentar uma cadeira no legislativo municipal no próximo pleito eleitoral.

Comments


bottom of page