top of page

Dengue já matou 71 pessoas em 2025 e casos passam de 71 mil no Paraná

  • Foto do escritor: resistencia horas
    resistencia horas
  • 4 de jun.
  • 1 min de leitura

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou nesta terça-feira (3) um novo balanço epidemiológico com dados alarmantes sobre a dengue no estado. Somente na última semana, foram confirmados 4.294 novos casos da doença e seis mortes, elevando o total para 71 óbitos e 71.770 diagnósticos positivos no ano epidemiológico 2025.


As vítimas mais recentes são quatro mulheres e dois homens, com idades entre 24 e 90 anos, moradores de Toledo, Maringá, Londrina e Telêmaco Borba. Três delas tinham comorbidades. Atualmente, 398 cidades paranaenses já registraram notificações de dengue, e 373 confirmaram casos.


Regiões Mais Afetadas

As regionais de saúde com maior incidência são Londrina (16.902 casos), Paranavaí (11.578) e Maringá (9.241).


Outras Doenças Transmitidas por Mosquitos

O boletim também inclui dados sobre Chikungunya (4.050 casos confirmados) e Zika (97 notificações, sem confirmações). Além disso, a Sesa confirmou 46 casos de Febre Oropouche – 44 em Adrianópolis, 2 em Morretes e um caso importado em Arapongas (contraído no Espírito Santo).


A Febre Oropouche, transmitida pelo mosquito maruim (Culicoides paraensis), tem sintomas semelhantes aos da dengue, como febre alta, dor de cabeça e dores musculares.


Estado em alerta

Com o aumento contínuo de casos, as autoridades reforçam a necessidade de eliminar criadouros do Aedes aegypti e buscar atendimento médico aos primeiros sinais da doença. O Paraná vive uma das piores epidemias de dengue de sua história, exigindo ações urgentes de prevenção.

Comments


bottom of page