34° Batalhão de Infantaria Mecanizado celebra hoje 90 anos de fundação em Foz
- resistencia horas
- 24 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

O 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado (34° BIMec) comemora hoje (24) 90 anos em Foz do Iguaçu. A data será celebrada com uma cerimônia, que será realizada às 18h, no pátio da unidade militar. O evento contará com a presença de autoridades civis e militares da região.
O Exército Brasileiro está presente em Foz desde 15 de julho de 1889, com a chegada da expedição pioneira da Comissão Estratégica do Paraná, chefiada pelo 2° Tenente José Joaquim Firmino, origem da Colônia Militar do Iguaçu. Nesta época, havia apenas 324 pessoas estabelecidas na região, entre brasileiros, paraguaios e argentinos. A Colônia Militar durou até janeiro de 1913, e propiciou as bases para a criação do município em 1914.
Alguns anos depois, em 26 de fevereiro de 1932, foi criada a 1ª Companhia Independente de Fronteira. O primeiro destacamento, oriundo do 15º Batalhão de Caçadores (atual 20º Batalhão de Infantaria Blindado em Curitiba) era composto por 125 militares comandados pelo Capitão Edgard Buxbaum.
Em 1943, a Companhia de Fronteira transformou-se no 1º Batalhão de Fronteira que, em 1980, recebeu a denominação de 34º Batalhão de Infantaria Motorizado. Em 1997, a unidade recebeu o título de Batalhão República do Paraguai, em homenagem ao país vizinho e em honra às tradições da Organização Militar de Fronteira.
Em 1947, um destacamento do 1º Batalhão de Fronteira se estabeleceu em Guaíra, sendo a origem da atual 15ª Companhia de Infantaria Motorizada. Com a criação da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, a organização da fronteira foi transformada em 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, no dia 24 de maio de 2013. Na mesma data do ano seguinte, a unidade recebeu o 1° lote de Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Guarani.
Atualmente, o 34° BIMec possui em sua estrutura organizacional com duas Companhias de Fuzileiros Mecanizada e uma Companhia de Comando e Apoio com efetivo total aproximado de 600 homens. A organização segue cumprindo sua missão de ser a “Sentinela Avançada do Brasil”, buscando sempre a integração com a sociedade iguaçuense e demais forças de segurança.
Tomada de Monte Castelo
Além do aniversário, o 34° BIMec celebrou na última segunda-feira (21) outra importante data para o Exército: A tomada de Monte Castelo. Neste ano a batalha, no Norte da Itália, completou 77 anos. A participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial, é lembrada todos os anos.
“Os heróis da FEB honraram a história dos Soldados de Caxias que, ontem, hoje e sempre, fazem do Exército Brasileiro o Braço Forte da Nação, verdadeiro bastião da soberania do País e da liberdade do nosso Povo. Pracinhas, vocês jamais serão esquecidos, pois derramaram o seu sangue pela democracia e pela paz para todos os brasileiros!”, destacou o comandante do Exército Brasileiro, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, em mensagem enviada aos batalhões de todo o país.
Alistamento
O 34° BIMec lembra que os jovens do sexo masculino, que completam 18 anos de idade neste ano, devem se alistar no Serviço Militar Obrigatório. O prazo é até 30 de junho e a inscrição pode ser feita pela internet: alistamento.eb.mil.br. Caso não consiga fazer o procedimento pela internet, o jovem deve procurar a Junta de Serviço Militar munido de Certidão de Nascimento, duas fotos 3×4 recentes e um comprovante de residência.
As informações são de GDia



Comentários